O futuro da Realidade Virtual

A realidade virtual está aí

O ano da realidade virtual

2016 é definitivamente o ano da realidade virtual e do vídeo 360, esta tecnologia está finalmente disponível para o mercado das massas. Há quem acredite que o futuro da realidade é brilhante, outros são mais sépticos.

A indústria

A realidade é que marcas como Facebook, Samsung, Sony, HTC… gigantes da indústria do entretenimento fizeram investimentos avultados para conseguirem ter equipamento de captação e de visualização VR, procuram obviamente retorno.

Em 2014 quando o Facebook adquiriu a Oculus por 2 Biliões de dólares, Mark Zuckerberg afirmou “um dia este tipo de imersividade fara parte do dia-a-dia de biliões de pessoas”, Em 2015 o facebook lança uma nova funcionalidade, permite reproduzir nativamente vídeos 360, um primeiro passo para a democratização dos conteúdos imersivos, que podem ser experienciados em dispositivos de VR mas também em dispositivos móveis que dispõe de acelerómetros.

O consumidor

Sabemos que a sentença final é sempre dada pelo utilizador, a sua recetividade vai depender muito dos conteúdos disponíveis e também da experiência inovadora que esses mesmo conteúdos podem proporcionar.

Conteúdo em VR e vídeo 360

Uma das perguntas que também se faz relativamente aos conteúdos é, em quais conteúdos faz mais sentido usar realidade virtual? Video-jogos, Cinema, Vídeo online, Educação…? Obviamente os videojogos é a área com maior potencial ao nível de conteúdos em realidade virtual. Exigente ao nível de hardware pois é necessário placas gráficos de média gama, mas trata-se de um público recetivo e ao mesmo tempo disponível.

Um futuro brilhante para a realidade virtual

Tudo se alinha para que a realidade virtual seja real, a tecnologia chegou a tal estado de maturidade e como grande margem para crescimento que garantidamente a realidade virtual tem um futuro brilhante, para a indústria do entretenimento e internet é a oportunidade de se renovar novamente através do aparecimento desta nova linguagem, a linguagem