Braga o que visitar e conhecer, roteiro com os melhores sítios a explorar

Este é um fantástico roteiro com os melhores sítios para visitar Braga. É uma cidade de enorme beleza e riqueza patrimonial. Locais que são obrigatórios conhecer: Sé de Braga, o Sameiro, o Bom Jesus… e muito mais.

Pontos de interesse instagramáveis, para tirar aquela foto de Braga que vais recordar para sempre. A cidade de Braga, alia a tradição à inovação, a memória à juventude, a criatividade à história.

Sé de Braga - Vista aérea

Na minha jornada a pedalar pelo Minho – “Partilhar o Minho”, este é o sexto e último dia. Bora lá visitar Braga e “conhecer Braga por um canudo”, ou será “Ver Braga por um canudo”? 

Chegar a Braga

Além de uma cidade com bons atrativos turísticos, Braga é considerada uma das melhores cidades para viver em Portugal. Capital do distrito de Braga, tem vias de acesso de excelência. Chegar a Braga é fácil, rápido e seguro.

Um mergulho refrescante logo pela manhã e estou mais que pronto para pedalar estrada fora – Braga aqui vamos nós!

Como a minha aventura estava a ser feita de bicicleta elétrica – marca Trek – o meu acesso foi um pouco diferente do habitual. Estava definido desde o início que o meu primeiro ponto a visitar em Braga seria o Santuário do Sameiro. Toca a pedalar porque há muito declive para ultrapassar.

Santuário do Sameiro – Um dos mais visitados locais de culto mariano. 

O motor elétrico da bicicleta ajudou-me a subir até aos 572 metros – o ponto mais alto de Braga… e lá estava o majestoso Santuário do Sameiro.

Após ter conquistado  o monte do Sameiro, já havia aquela sensação de missão cumprida – mas havia ainda muito para descobrir em Braga. O dia estava fabuloso, temperaturas amenas, uma luz brilhante e ao mesmo tempo agradável. As nuvens essas estavam muito bonitas, formavam um padrão de beleza natural indescritível. Tudo era perfeito.

O Majestoso Santuário do Sameiro

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é um dos locais de culto mariano mais visitados em Portugal, proporcionando uma vista privilegiada sobre a cidade de Braga. Todos os anos atrai muitos devotos, especialmente durante as peregrinações.

É hoje o segundo maior centro de devoção mariana em Portugal, pelo que é um local de visita obrigatória na capital minhota – Braga.

A Basílica

Construída em forma de cruz latina, onde sobressaem o zimbório e duas torres que contêm o carrilhão de sinos.

A 31 de agosto de 1890 o arcebispo D. António Honorato lançou a primeira pedra de uma Basílica dedicada a Nossa Senhora da Conceição do Sameiro.

Santuário do Sameiro em Braga

Escadaria – a melhor vista da cidade de Braga?

Em frente à Cripta, estende-se um imponente escadório, com 265 degraus, que termina na estrada que nos conduz ao Bom Jesus.

Do local da escadaria temos uma das melhores vistas sobre a cidade. Deslumbrante. 

Bom Jesus do Monte em Braga – um dos destinos mais procurados

Ali mesmo ao lado – o Bom Jesus, é património Mundial da Humanidade. Pedalei cerca de 1Km, pouco tempo depois já estava ao lado deste imponente edifício. Ali no adro, estava o músico Zé de Braga à minha espera, cantador ao desafio aceitou o meu convite de vir abrilhantar esta manhã de Domingo.

De uma forma bastante animada e através de umas das mais nobres artes minhotas – a desgarrada – improvisou quadras exaltando a importância do Bom Jesus para Braga e também para o mundo. 

Exaltou ainda a paisagem que dali podemos apreciar – inspiradoras.

Escadórios intermináveis, a envolvência com a natureza, um edifício fabuloso (exterior e interior), fazem do Bom Jesus do Monte (ou Bom Jesus de Braga) um dos destinos mais procurados por bracarenses e visitantes.

Bom Jesus – Património Mundial da Humanidade – UNESCO

O Santuário do Bom Jesus foi classificado como Património Cultural Mundial da Humanidade pela UNESCO, em julho de 2019.  Portugal conta agora com 17 bens materiais classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.

Funicular (ou Elevador do Bom Jesus)

O funicular – mais conhecido por Elevador do Bom Jesus, é único na península ibérica e o mais antigo deste género no mundo, ainda em atividade. O funicular é movido a água, por contrapeso. Duas cabines, ambas com depósitos de água, estão ligadas por um cabo.

Em Braga também há Fado – Paula Barroso

Por sugestão do Zé de Braga e em boa hora o fiz, consegui colocar na agenda a possibilidade de ouvir, ver e gravar a Paula Barroso a cantar o Fado – «há fadista».

O encontro para o “espectáculo” estava marcado na Associação Cultural e Recreativa Fado com Arte, Paula Barroso acompanhada pelos músicos Manuel Lima e Henrique Lima.

A Sé de Braga – um ícone da capital Minhota

Andava eu de um lado para o outro na bicicleta, no meio daquela encruzilhada de ruas de Braga, e deparo-me com a Sé Catedral de Braga, travagem a fundo e fiquei ali a contemplar tamanha obra. saí da bicicleta, retiro o drone e começo a fazer umas belas imagens aéreas do local. 

A Sé é sem dúvida a edificação mais marcante da cidade, tem uma história rica e abundante. 

Localizada no centro histórico, a Sé de Braga representa um pouco da evolução secular da cidade. A catedral foi construída num local onde se acredita ter existido um templo romano dedicado à deusa Ísis.

Estilo Românico

Construída em estilo românico, com paredes grossas e robustas, a Sé tem o seu interior constituído por três naves.

Tesouro-Museu da Sé

Devido ao espólio alargado de peças acumuladas ao longo de séculos, foi criado o Museu-Tesouro da Sé. Uma das peças no interior do museu é uma cruz que foi usada na primeira missa realizada no Brasil, transportada por Pedro Álvares Cabral.

Arco da Porta Nova – uma estrutura imponente

Um dos maiores símbolos da cidade de Braga e, com uma estrutura imponente, dá as boas-vindas a quem chega. É neste Arco que assenta uma das expressões populares mais ouvidas em Portugal: “És de Braga?”. Toda a explicação desta frase aqui.

Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio em Braga

O Museu do Traje

O Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio é um espaço dedicado à etnografia do Baixo Minho. Encontram-se em exposição permanente os diversos trajes do século XIX, recolhidos no distrito de Braga.

Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio

Fundado em 1936 em Braga, o Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio é o grupo mais antigo do Baixo Minho e um dos 5 mais antigos do país.

Fui contactado previamente pelo Inácio Ferreira, que me deu a oportunidade de fazer uma visita ao Museu do Traje, mas também houve a oportunidade de registar em vídeo um pequeno momento de animação cultural. 

E estávamos nós ali mesmo no centro da cidade de Braga, em frente ao Theatro Circo a ver e ouvir alguns dos elementos do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, a tocar e dançar. Foi um momento incrível.

Rampa da Falperra – Uma prova de automobilismo mítica em Braga

Em 2010 o Clube Automóvel do Minho, conseguiu reavivar um ícone que tornou a Falperra num popular cartão-de-visita da região e do país. 

Esta prova de automobilismo tem o reconhecimento internacional, até a Ferrari incluiu o traçado da Falperra no roteiro que sugere aos seus clientes italianos, a par de outras estradas emblemáticas da Europa.

rampa da falperra em Braga

No ano de 2019, foi na Falperra que vivi um dos dias mais incriveis da minha vida. Decidi ir fazer um vídeo vlog sobre a mítica prova – Rampa Da Falperra. Além de uma aventura impressionante à descoberta da explicação para tamanho sucesso, consegui produzir uns dos meus videos mais visualizados: Fui à mítica Rampa da Falperra em Braga:

Nesta minha jornada pelo Minho, o Clube Automóvel do Minho também fez questão de fazer parte. Convocou os seus sócios e todos juntos fomos construir a palavra CAM usando apenas os carros dos sócios. A palavra CAM ficou visível através de uma imagem aérea captada pelo drone.

O que comer em Braga

A Cidade de Braga oferece uma gastronomia riquíssima, suculenta e variada, segundo a tradição de várias gerações, com o bacalhau a assumir-se como o prato predileto.

O famoso vinho verde da região, branco ou tinto, permite um bom acompanhamento, qualquer que seja o prato escolhido.

Pratos da Cozinha Bracarense:

  • – Bacalhau à Braga ou à Narcisa
  • – Papas de Sarrabulho
  • – Rojões à Minhota
  • – Cabrito Assado à Moda de Braga
  • – Frigideiras

Doçaria típica de Braga

  • – Pudim Abade de Priscos
  • – Bolo-Rei normal e de chila
  • – Rabanadas
  • – Leite Creme
  • – Aletria

Braga é isto e muito mais – Braga cidade Romana 

Bracara Augusta a cidade Romana. Sendo uma das mais antigas cidades do país, Braga é também uma cidade vibrante.

Braga existe há mais de 2000 anos – “Bracara Augusta”, ficando numa das principais vias romanas da Península Ibérica, era sede administrativa do Império Romano.

O centro histórico de Braga impressiona pela quantidade de locais imprescindíveis para visitar. 

Jardim de Santa Bárbara

Equilibra as regras da geometria com a aleatoriedade das cores provenientes das flores. Um dos jardins mais fascinantes da Capital Minhota – Braga.

Museu dos Biscainhos – Uma “Viagem” aos séc. XVII e XIX 

Museu dos Biscainhos não é somente um depósito de objetos decorativos, é  também um local onde podemos estimar a vivência luxuosa das famílias nobres.

Museu dos Biscainhos, integrado no Palácio dos Biscainhos, em tempos uma casa da nobreza com origem no séc. XVII, localiza-se muito perto do Arco da Porta Nova e da Sé de Braga.

Mosteiro de Tibães em Braga – Um Convento que também é Hotel

Mosteiro de Tibães é um dos edifícios mais antigos da cidade de Braga. A sua origem remonta ao final do longínquo séc. X e início do séc. XI. Ao longo do tempo, o mosteiro foi-se transformando e alcançou enorme notoriedade e pode

Monte Picoto – O melhor pôr do sol em Braga

Aos pés da cidade de Braga, ocupando uma posição de excepcional interesse paisagístico. Este elevação é um miradouro por excelência. Daqui apreciamos a bela cidade de Braga, podemos ainda ver ao longe o Gerês e se a meteorologia permitir, é possível ver o mar.

Partilhar o Minho – O fim da primeira fase da jornada

Mesmo a terminar a jornada ainda tive forças para pedalar até ao Monte do Picoto, e dali, em família – contemplar um fabuloso Pôr do Sol.

Terminou assim a primeira fase deste projecto denominado Partilhar O Minho, que espero tenha continuidade e assim compltar a visita a todos os municipios da região do Minho.

Viva ao Minho! Viva Portugal!

Partilhar o Minho – uma aventura humanizante

Este foi o meu sexto dia desta jornada pelo Minho, estive também em: