O que visitar em Fafe? Desde a Casa do Penedo, passando pela barragem da Queimadela, a aldeia do Pontido, terminando na própria cidade de Fafe – Este é um roteiro por terras de Fafe com locais incríveis para conhecer. É Fafe como nunca viste.
O que fazer em Fafe?
Fafe é conhecida internacionalmente pelas suas etapas do Rali de Portugal. Mas Fafe esconde pequenos tesouros importantes para visitar. Alguns deles irei partilhar com vocês neste roteiro. A destacar: a Igreja de Arões que é monumento nacional; a arquitectura brasileira de alguns edifícios na cidade de Fafe; e ainda o Museu da Imprensa. Motivos óbvios para conhecer Fafe.
Fafe é uma cidade que vais querer explorar.
Igreja de Arões – Monumento Nacional
Baterias carregadas – literalmente, pois a bateria da bicicleta elétrica Trek também estava carregada. Arranco de Guimarães em direção a Fafe, a pedalar num bom ritmo. Por sugestão de um amigo, faço a primeira paragem na igreja de Arões. Surpreendente.
A igreja de São Romão de Arões é o único edifício do concelho de Fafe com o prestigiado estatuto de Monumento Nacional.
Tive a oportunidade de entrar e contemplar esta obra fenomenal, está muito bem preservada. À minha espera estava o Padre Filipe Alves, padre na paróquia de Arões. Estava obviamente orgulhoso desta igreja, e o que representa para o cristianismo.
Esta é uma igreja na transição para o românico rural, uma igreja do Séc. XIII, sagrada em 1237- Muito pequena mas é uma joia.
– Padre Filipe Alves
Como era estilo na época, as paredes de granito da Igreja de Arões são nuas e têm apenas as menores aberturas. Sofreu várias transformações ao longo dos tempos. Há alguma decoração medieval para ver, como o Agnus Dei esculpido no tímpano, os frisos e capitéis no coro.
Chegar a Fafe – Cidade com acessos privilegiados
As melhores auto-estradas e as melhores estradas, Fafe está bem servida no que tocas as vias de acesso. Eu como estava de bicicleta usei a ciclovia.
Pista de Cicloturismo Guimarães-Fafe
Fafe está conectado a Guimarães também por uma ciclovia. A ciclovia de Guimarães a Fafe tem uma extensão de aproximadamente 14 quilómetros.
Ao longo da Ecopista encontramos pontos de relaxamento e contemplação. Também pode usufruir dos diversos bebedouros, colocados em pontos chave, devidamente sinalizados.
Fafe a sala de visitas do Minho
Fafe, conhecida como a Sala de Visitas do Minho, situa-se entre as margens dos rios Vizela e Ferro e é essencialmente reconhecida pela sua gastronomia, património e belezas naturais. Quanto à natureza destacar uma das maiores manchas de carvalhal contínuo da Europa – o Carvalhal das Terras Altas.
Locais a visitar em Fafe:
- Serras de Fafe
- Casa do Penedo
- Aldeia do Pontido
- Barragem da Queimadela
Gastronomia – os melhores restaurantes com comida tradicional Portuguesa
A Gastronomia do concelho de Fafe é muito apreciada pelos munícipes e visitantes. Pode conhecer aqui, um conjunto de restaurantes ao seu dispôr.
Rali de Portugal, Rally de Portugal ou Rali de Fafe?
Todos estes nomes para as provas de rali que acontecem em Fafe se confundem, mas faz todo o sentido. Eu próprio a primeira vez que visitei Fafe foi para ir à descoberta do fenómeno rali nestas terras.
Foi em 2017 assisti ao meu primeiro rali de Portugal, video aqui:
Em 2018 regressei ao rali de Portugal em Fafe e foi ainda mais épico, vídeo aqui:
A partir de 2015, Fafe voltou a receber o Rally de Portugal, uma prova que anima o concelho, garantindo a visita de muitos amantes do desporto automóvel e o entusiasmo e apoio de todos os fafenses. Por tudo isto, o concelho tem sido considerado como um dos melhores palcos para provas de desporto automóvel.
Aldeia do pontido – uma aldeia renascida em Fafe
Ainda sem recuperar o fôlego, estava eu novamente a pedalar. Desta vez em direção à Aldeia do Pontido. As estradas, paisagens e cenários até à Aldeia do Pontido são brutais. Ainda nem cheguei ao destino, e já estou a adorar.
Renascida, é agora uma aldeia obrigatória conhecer. Aldeia do Pontido em Fafe
Toda a aldeia foi reconstruída. A Aldeia do Pontido volta a viver três décadas depois do seu último habitante ter partido. Tornando-se agora na Aldeia turística do Pontido.
Distribuída pelas margens do rio Vizela, perto da sua nascente onde ainda correm águas límpidas, a Aldeia do Pontido proporciona uma experiência única no Turismo no Espaço Rural. Bora lá visitar a Aldeia do Pontido.
Alojamento na Aldeia do Pontido – Uma estadia no meio da natureza
A Aldeia do Pontido é constituída por cinco casas que foram reconstruídas com base no respeito pela sua traça arquitectónica original e pelos materiais tradicionalmente utilizados nas aldeias rurais do Minho. Cada uma destas casas está disponível por reserva: Reservas no website: https://www.aldeiadopontido.com/
Restaurante “O Pontido” – a melhor comida numa aldeia fascinante
No restaurante com o mesmo nome “O Pontido”, apreciei uma bela refeição.
O restaurante O Pontido leva à sua mesa aromas e sabores regionais. Deleite-se com pratos tradicionais, como a famosa Vitela à moda de Fafe. É um ambiente de aconchego, caseiro… quase familiar.
Como já é tradição nesta jornada, não faltaram as concertinas.
Barragem da Queimadela – uma albufeira para todos
A albufeira da Barragem da Queimadela, com uma área de 11 hectares, dispõe de uma importante valência na área do lazer, oferecendo uma praia fluvial, parques de merendas e condições para a prática de desportos náuticos não poluentes.
Como recurso de valorização da oferta turística, a Barragem disponibiliza percursos pedestres de pequena rota.
Praia fluvial de Fafe – Barragem da Queimadela
A Praia fluvial da barragem da Queimadela possui boas infraestruturas de apoio, inclui acessos e equipamentos de apoio para que as pessoas com mobilidade reduzida também possam desfrutar em pleno deste espaço.
Nas imediações, existe ainda um Parque de Campismo e Caravanismo ideal para passar uns dias em contacto com a natureza.
Casa do Penedo – “um fenómeno à escala mundial”
A Casa do Penedo, popularmente conhecida também como casa dos Flintstones, tornou-se num verdadeiro fenómeno popular. Um fenómeno à escala mundial.
Estando eu em Fafe, tive que visitar tão afamado local, e perceber “in loco”, a loucura à volta desta casa. E assim fiz, através do grupo dos Elameados TT, conseguimos uma visita guiada à Casa do Penedo.
A Casa do Penedo está localizada nas Serras de Fafe, mais precisamente na Rua Rally de Portugal (pormenor curioso). É uma das casas mais estranhas do mundo.
Deve o seu nome ao facto de ter sido construída entre quatro rochas de grandes dimensões que integram a própria estrutura da casa.
Inaugurada a 13 de outubro de 1974, com um modo de construção incomum, foi idealizada para estar perfeitamente integrada na paisagem e servir como abrigo de família. A sua localização única permite uma comunhão invulgar com a natureza.
Recentemente considerada como a casa mais estranha do mundo, a Casa do Penedo viu o seu nome e imagem chegar aos quatro cantos do mundo, atraindo tanto curiosos como especialistas de arquitetura e amantes da Natureza.
Justiça de Fafe e as suas lendas
A Justiça de Fafe é um dos símbolos referenciais maiores, embora controversos, desta cidade. É para muitos o verdadeiro ex-libris de Fafe. Como tal, não podia deixar de haver um monumento evocativo dessa tradição, que percorre o país de lés a lés, associada ao nome de Fafe e ao que por aqui vai acontecendo.
A Justiça de Fafe “é o símbolo que mais caracteriza a cidade. Falar de Fafe, para muitos, é falar da Terra da Justiça e consequentemente da lenda – Com Fafe Ninguém Fanfe”.
Jogo do Pau – Fafe ninguém fanfe
Em “Fafe ninguém fanfe”, e por isso todos sabem jogar ao jogo do pau – ou melhor, quase todos… Fui convidado a assistir a um dos treinos do jogo do pau, entusiamado lá fui eu até Cepães.
Foi espectacular assistir aos treinos. Ainda tentei jogar mas rapidamente cheguei à conclusão que não tenho jeito.
Em Cepães uma das freguesias de Fafe existe um grupo que promove esta tradicional arte – Jogo do Pau em Fafe.
São um grupo de Jogo do Pau Tradicional, com fortes raízes culturais e com um espírito de grupo muito característico. Além da parte técnica e do jogo, dão bastante importância ao fomento de valores como: Respeito, Amizade e Cooperação.
O Jogo do Pau é a “perícia de utilizar um pau em ataque e defesa”.
Até à década de 1980, estima-se que 90% dos homens de Fafe usavam um Pau nas suas deslocações e sabiam utilizá-lo, se necessário.
As desordens aconteciam também em diversos lugares, sendo as mais frequentes as feiras de gado e as feiras de festividades. Havia também as “esperas”, nas quelhas.
A Arquitectura Brasileira em Fafe – Arquitetura dos “Brasileiros”
A Arquitetura dos Brasileiros em Fafe é um dos traços marcantes no urbanismo da cidade de Fafe. A arquitetura deste período é a afirmação do “prestígio” pessoal do proprietário e da sua riqueza.
A cidade tornou-se cosmopolita desde finais do século XIX, quando começaram a regressar os investidores emigrantes. Decidiram investir na construção de belos e luxuosos palacetes.
Edifícios como o Arquivo Municipal, a Casa do Santo Novo, o Jardim do Calvário e o Teatro Cinema são ótimos exemplos de espaços onde a influência da arquitetura brasileira.
Museu da imprensa de Fafe
O Museu da Imprensa de Fafe abriu ao público no dia 25 de abril de 1996. Possui também uma importante coleção de gravuras utilizadas para a impressão dos jornais.
São parte integrante as máquinas e equipamentos necessários à composição, impressão e acabamento dos jornais “O Desforço”, fundado em 1892 e “Almanaque Ilustrado de Fafe”, fundado em 1909, ambos já extintos.
O que comer em Fafe? Vitela assada à moda de Fafe
Em Fafe a gastronomia é de excelência, diversificada e confeccionada com os melhores ingredientes.
Existem os mais diversificados pratos, mas destaca-se a Vitela assada à moda de Fafe.
Em 2014, a tradicional vitela assada à moda de Fafe, em forno de lenha, deu o mote à primeira edição do Festival Gastronómico que promove o prato tão típico do concelho.
Neste link acedes uma completa lista de Restaurantes em Fafe.
Fafe – Sala de visitas do Minho
Fafe é Terra de Justiça. É a sala de visitas do Minho… é também a sala de jantar…
Bora lá visitar Fafe!
Partilhar o Minho – uma aventura humanizante
Este foi o meu segundo dia desta jornada pelo Minho, estive também em:
- Barcelos: https://www.youtube.com/watch?v=3oPwQ5VwIko
- Esposende: https://www.youtube.com/watch?v=2k-jR5_du2g
- Famalicão: https://www.youtube.com/watch?v=ZCQUl58NUKY
- Guimarães: https://www.youtube.com/watch?v=aEKd7yopNho
- Fafe: https://www.youtube.com/watch?v=WWOtojWgoGE
- Braga: https://www.youtube.com/watch?v=xoAwfFPGmzI