Depois de ter tomado o “café da manhã”, é hora de avançar para o meu próximo destino: Olá! Guimarães. Este é um fascinante roteiro para visitar Guimarães, uma das mais importantes cidades históricas de Portugal. O seu Centro Histórico está classificado, pela UNESCO, como Património Cultural da Humanidade.
As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita. Apesar de eu já ter estado várias vezes em Guimarães, nunca a visitei como turista. Desta vez, vou aproveitar para ver em detalhe todas as riquezas desta cidade.
Guimarães, cidade Berço de Portugal. Aqui nasceu Portugal
Aqui nasceu Portugal, Guimarães é designada como “Cidade Berço de Portugal”, devido ao facto de aí ter sido estabelecido o Centro Administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e posteriormente, em 1143, a governação de Portugal por seu filho, D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.
Chegar a Guimarães foi épico
Ao quarto dia desta jornada, Guimarães esperava por mim. A chegada a Guimarães foi épica por várias razões:
Primeiro: porque me perdi na viagem, ao pedalar de Famalicão com destino a Guimarães, perdi-me na estrada. Um erro no meu GPS natural, e fui na direção errada. Para desfazer o erro tive de pedalar ainda com mais força: ÉPICO!
Segundo: estava um dia muito agradável, temperaturas amenas e uma luz impressionante. Luz essa, que iluminava uma cidade de beleza arquitetônica impressionante, senti-me um verdadeiro Rei, nesta que é a terra do primeiro Rei de Portugal.
Seja qual a forma de chegar, a experiência vai ser impressionante:
Carro
Guimarães tem uma boa rede viária com autoestradas que ligam a cidade a todo o país e a Espanha.
Comboio
Guimarães dispõe de estação ferroviária. Para informações sobre horários dos comboios para Guimarães no website da CP.
Avião
O aeroporto mais próximo de Guimarães é o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que dista cerca de 40 minutos de Guimarães.
Para informações sobre serviço de transfer Aeroporto do Porto-Guimarães-Aeroporto do Porto, consultar: GetBus
Zé Amaro um “filho de guimarães” foi o meu guia turístico
Zé Amaro, artista musical, foi o guia turístico, lancei-lhe o desafio de me acompanhar, aceitou sem hesitação. Zé Amaro conhece bem a terra que o viu nascer. Não poderia ter melhor cicerone, ainda por cima decidiu trazer a guitarra.
A simpatia foi tão grande, que me convidou para almoçar.
Restaurantes de Guimarães: O Novo Nora
O Almoço foi num restaurante de referência em Guimarães: O Novo Nora Zé da Curva.
O Novo Restaurante Nora Zé Da Curva dá continuidade ao antigo restaurante com o mesmo nome. Inserido numa antiga casa centenária, apresenta um menu variado de sabores nacionais e internacionais.
Bora lá visitar Guimarães: principais pontos de interesse
Confortados por uma bela refeição, arrancamos à descoberta de Guimarães, ou melhor à minha descoberta de Guimarães. A cada momento, Zé Amaro reforçava o quanto era fascinante visitar a cidade de Guimarães, e porque razão todos a devem conhecer Guimarães.
Centro Histórico de Guimarães – Património Mundial (2001)
Guimarães é uma cidade com um glorioso passado histórico, cuja história está associada à fundação da identidade nacional portuguesa e à língua portuguesa no Séc. XII.
Património Cultural da Humanidade, comporta um tecido urbano de origens medievais e uma estrutura edificada que ilustra técnicas de construção tradicionais.
O Centro Histórico de Guimarães constitui um vestígio único de um tipo particular de concepção de cidade, que teve a sua própria evolução, devido à morfologia do seu tecido urbano medieval, que conforma uma sucessão de praças de grande valor formal e qualidade ambiental.
Largo do Toural em Guimarães
Considerado hoje como o coração da cidade, era no século XVII um largo extramuros junto à principal porta da vila, onde se realizava a feira de gado bovino e outras de diversos produtos.
Na segunda metade do século é construído o Jardim Público, rodeado por um gradeamento de ferro, que abre em 1878. Para este espaço é criado um mobiliário urbano enquadrado na nova arquitectura do ferro.
Atualmente, resultado da intervenção realizada em 2011, regressou ao largo o Chafariz renascentista de três taças.
Praça de Santiago em Guimarães
Praça de traça medieval para onde, segundo a tradição, foi trazida a Virgem Santa Maria pelo apóstolo São Tiago, tendo sido colocada num templo pagão do largo.
Rua de Santa Maria em Guimarães – Primeira rua de Portugal
Foi uma das primeiras ruas abertas em Guimarães, pois destinava-se a ser um elo de ligação entre o convento fundado por Mumadona, rodeado pela parte baixa da vila, e o Castelo situado na parte alta da vila.
Praça da Oliveira em Guimarães
O Largo da Oliveira deve o seu nome a uma secular oliveira plantada neste local. Rodeado de pitorescas casas tipicamente nortenhas.
No próprio Largo, existem alguns motivos de interesse para ver: do lado nascente, um curioso alpendre gótico – Padrão do Salado.
Alpendre gótico erguido no reinado de D. Afonso IV, para comemorar a Batalha do Salado, travada em 1340.
Castelo de Guimarães – Monumento Nacional
Da praça da oliveira – lindíssima, pedalei até ao monumental Castelo. Fiquei ali largos monumentos a contemplar tão histórico edifício. Estar ali é sentir a força de um país, a força de uma pátria.
Aproveitei para levantar o drone e recolher imagens aéreas do local. Resultou em imagens incríveis. O vídeo pode ser visto no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=aEKd7yopNho
O Castelo
O Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais representativos do imaginário medieval português. A sua construção inicial remonta ao tempo de Mumadona Dias, que o mandou edificar pelos meados do século X, com o objetivo de defender o mosteiro de Santa Maria de Guimarães, dos ataques de muçulmanos e normandos.
O castelo está aberto a visitas, uma experiência altamente recomendável.
Dias de Abertura
Encerrados: Segundas-Feiras, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio, 24 Junho e 25 de Dezembro
Horário
Terça a Sexta – das 09h00 às 18h30 (última entrada às 18h00) Sábados, Domingos e Feriados – Das 10h00 às 12h30 (última entrada às 12h00) e das 13h00 às 18h00 (última entrada às 17h30)
Preço: 2,00 €
Paço dos Duques de Bragança – Monumento Nacional
Estava com o tempo muito apertado, e por isso não tive oportunidade de explorar o Paço dos Duques com todo o cuidado que ele merece ter. Lembro-me de quando era aluno do 2ª ciclo de fazer uma visita de estudo ao paço dos Duques, experiência memorável.
Majestosa casa senhorial do século XV, mandada edificar por D. Afonso – futuro Duque de Bragança. O século XVI marca o início de abandono progressivo e consequente ruína.
A reedificação do palácio tal como o vemos atualmente começou em 1937 e prolongou-se até 1959, altura em que é aberto ao público e transformado em Museu, cujo espólio é datado dos séculos XVII e XVIII. Das colecções existentes destaca-se pelo seu valioso contributo para a história dos Descobrimentos Portugueses.
Montanha da Penha em Guimarães
Já em modo “peregrino”, por atalhos, trilhos e estrada, o André levou-me até ao Santuário da Penha – uma montanha cheia de esplendor.
Santuário da Penha
Santuário da Penha é um monumento de singular beleza e valia arquitectónica e religiosa.
O Santuário da Penha é um exemplar único da arquitectura religiosa de Marques da Silva. Dispõe de um vasto conjunto de infra-estruturas destacando-se um parque de campismo de montanha e um Hotel, um campo de Mini-golfe, circuitos de manutenção, um Centro Equestre.
Pode ainda aventurar-se na descoberta das inúmeras grutas e desfrutar das magníficas paisagens que os miradouros naturais lhe proporcionam.
Jardim da Vespa – Vespa Clube de Guimarães
A Penha ficou registada como nunca tinha visto, estrada abaixo a pedalar com toda a força e também com toda a segurança, dirigi-me ao Jardim da Vespa, um local de culto criado pelo Vespa Clube de Guimarães.
O Vespa Clube de Guimarães é uma organização de lazer que pretende reunir os amantes de Vespas da cidade de Guimarães. Em Portugal existe um verdadeiro culto à Vespa, uma moto histórica que foi de extrema importância para muitos portugueses, e que ainda hoje é “objeto” de admiração.
O Vespa Clube de Guimarães soube que eu estaria a visitar guimarrães na minha bicicleta elétrica, e decidiram então fazer-me uma surpresa. E que surpresa.
Onde Jantar? Restaurantes em Guimarães
A vida tem destas coisas, e as redes sociais levam-nos a locais imprevisíveis. Numa troca de mensagens com a Liliana Oliveira – Cantadeira à desgarrada que nasceu em Guimarães – sugeriu-me que eu fosse jantar ao restaurante O Forno.
A especialidade do restaurante “O Forno” são os Grelhados, mas este restaurante tem muito mais oferta, comida tradicional Portuguesa do melhor.
Tive ainda a oportunidade de conhecer o dono do restaurante o Forno – o Senhor Barinho, uma pessoa muito carismática que é a alegria daquela casa. Apesar de ele ser o dono é ele que atende e serve à mesa.
O Senhor Barinho, contou anedotas, cantou músicas, relatou jogos de futebol virtuais, fez-nos rir e fez-nos chorar.
Liliana Oliveira a cantadeira à desgarrada
A Liliana Oliveira é uma artista musical – minhota de coração. É conhecida como “Coração Minhoto”.
Apaixonada pelas tradições minhotas e pela alegria das festas populares. Capaz de cantar à desgarrada, em uma capacidade enorme de improvisar e rimar, domina bem esta arte minhota – o cantar ao desafio.
Ainda o jantar não tinha assentado no estômago, e já estava a cantar do fundo do seu coração, para animar e alegrar todos os clientes presentes no restaurante “O Forno”.
Alojamento em Guimarães – o Mundo do Diogo
A convite do Sr. Barinho, a estadia nessa noite foi na quinta de alojamento rural “Mundo do Diogo”. Turismo de habitação, envolvido no meio da natureza.
Um espaço de eleição para quem visitar Guimarães, e deseja ficar alojado num local calmo, aprazível e acolhedor.
Partilhar o Minho – uma aventura humanizante
Este foi o meu segundo dia desta jornada pelo Minho, estive também em:
- Barcelos: https://www.youtube.com/watch?v=3oPwQ5VwIko
- Esposende: https://www.youtube.com/watch?v=2k-jR5_du2g
- Famalicão: https://www.youtube.com/watch?v=ZCQUl58NUKY
- Guimarães: https://www.youtube.com/watch?v=aEKd7yopNho
- Fafe: https://www.youtube.com/watch?v=WWOtojWgoGE
- Braga: https://www.youtube.com/watch?v=xoAwfFPGmzI